CARREIRA

Quanto ganha um escritor?

Quanto ganha um escritor

Uma das perguntas mais comuns para quem inicia a carreira de escritor é a seguinte: quanto ganha um escritor na publicação de um livro? Ou seja: quanto uma editora paga para publicar um autor? Antes de mais nada, é preciso entender como se dá essa remuneração.

O escritor recebe sua remuneração através da venda de licenciamento da sua obra. Ele autoriza que a editora imprima e venda sua obra e pague royalties. O princípio é bem parecido com o licenciamento de um produto. Quando o Neymar coloca seu rosto em uma mochila, a cada unidade vendida, ele recebe um valor. Segundo a União Brasileira de Escritores, um autor recebe entre 8% e 12% do valor de capa do livro impresso. Isso se aplica tanto para um autor iniciante quanto para o Paulo Coelho, seja em uma editora pequena ou em uma editora grande. Já para ebooks e audiolivros, há uma variação entre 15% e 30%.

Mesmo nos EUA ou na Europa esse percentual se mantém. Trata-se de um padrão da indústria do livro.

Mas por que um autor ganha tão pouco? Na verdade, as editoras possuem muitos custos. Precisam fazer revisão ortográfica, diagramação, design da capa, registrar o ISBN, pagar pela ficha catalográfica, imprimir, estocar, distribuir. Segundo o Sindicato Nacional de Editores, uma editora tem, em média, com um livro publicado, um lucro entre 5% e 10%, menos até do que o autor.

Por fim, cabe lembrar que há alguns escritores no Brasil como o Thiago Nigro (Primo Rico), o Caio Carneiro, o Paulo Vieira que já venderam mais de 100 mil obras. Ou seja, faturaram mais de 500 mil reais. Quem sabe se o próximo não é você?

Similar Posts