Muitos autores não acreditam na importância da escolha de um bom título pra alavancar a venda dos seus livros, mas essa é uma das decisões mais importantes de marketing que um escritor irá fazer. Curiosamente, a grande parte dos editoras também não tem uma preocupação com o título e deixa essa decisão para o autor.
É comum que se diga que um bom título não vai fazer com que um livro venda, mas um título ruim certamente fará com que seu livro encalhe. Além disso, o título é a primeira informação que é passada no boca-a-boca entre leitores e tem importância capital em sistemas de buscas na amazon ou Kobo.
Segundo John Davis, um especialista em venda de livros, um título tem que ter 4 características principais:
1- Fácil pronuncia
2- Fácil memorização (menos de 6 palavras)
3- Instigante – chamar a atenção
4- Informativo
Outra dica que Davis dá é que o livro sempre precisa ter um subtítulo. Antes isso era apenas usado em livros de não-ficção, mas hoje é necessário sempre complementar as informações da chamada principal. Por exemplo, no atual livro de suspense de Sarah Denzil, best-seller da Amazon, o título é “Criança Silenciosa” e o subtítulo é “Seu filho tem a resposta, mas ele não pode dizer-lhe o indecifrável” o que torna mais provocante a trama.
O especialista também ressalta que o título deve ter leitores beta, ou seja, ele aconselha que se faça um teste com pessoas do círculo social e profissional do autor, pedindo pra elas escrevam qual o tipo de assunto do livro. O título e subtítulo devem apresentar um ideia principal da história. Esse tipo de teste é muito importante.
Além disso, salienta que títulos não tenham sentidos vexatórios porque podem coibir pessoas de dizerem isso em público. É muito mais fácil alguém dizer que está gostando muito de ler “Cinquenta tons de cinza” do que “Fetiches e sexo: uma combinação explosiva”.
A mais rentável profissão do mercado editorial na atualidade Por Ângelo Cláudio Quem poderia imaginar…
Julia Ferreira fala sobre o sucesso da Bienal e o crescimento da leitura entre os…
Gabriel Mendes entrevista a agente literária Alessandra Ruiz, que fala sobre o papel essencial de…
Rafaella Machado, editora executiva da Record, deu uma entrevista para Gabriel Mendes durante a Bienal.…
Luiza Peixoto conversou com a escritora Natalie Gerhardt, tradutora há mais de 25 anos e…
Gabriel Mendes entrevista o editor Felipe Brandão da Planeta do Brasil, na Bienal deste ano.…