O PANORAMA DA ESCRITA conversou com diversos editores para trazer para seus leitores com exclusividade um método infalível de criar um Book Proposal. Aconselhamos ainda que o envio se dê apenas quando você tiver falado com um editor pessoalmente ou por telefone. O documento deve ser feito preferencialmente em PDF com correções de um revisor.
1. Título do Livro – Deve-se escolher um título de impacto e explicar o motivo da escolha:
Exemplo: “Código de Da Vinci” – Da Vinci é um dos personagens históricos mais fascinantes e o uso da palavra código remente alguma questão misteriosa ligada ao nome do grande pensador.
2. Currículo do Autor – Descrever em no máximo 20 linhas, sua trajetória literária, os principais prêmios que ganhou, os livros que já publicou, os eventos literários que participa, os blogs que escreve etc. Nesse momento você precisa se vender pra editora, então qualquer dado de impacto, qualquer número expressivo, deve ser mencionado. É muito importante que o seu currículo esteja ligado à obra que você quer publicar já que pra editora não tem qualquer influência um médico com especialização em traumatologia, mestrado em Yale querer publicar um livro de fantasia medieval.
Exemplo 1: “Gustavo Sampaio é historiador, tradutor e escritor. Colabora com diversas revistas brasileiras como “Superinteressante ” e “Leituras da História”. É responsável por um grupo de mais de 10.000 pessoas no facebook sobre Idade Média. Traduziu diversos romances sobre ficção de fantasia para a Record e Cia das Letras como “A mágica da Espada” e o “O jovem aprendiz de feiticeiro”.
Exemplo 2: Luiza Peixoto é escritora e youtuber. É responsável pelo “Encontro Anual de escritores de Maringá”, tem uma página um canal no Youtube com mais de 20 mil seguidores. Escreveu seu primeiro romance pela Editora Luz, que trabalha exclusivamente por demanda, vendendo cerca de 1500 livros.
3. Sinopse do Livro – A Sinopse do livro é um breve resumo da história mostrando os personagens e o conflito. Não deve passar de 20 linhas. Neste link apresentamos uma forma de fazer uma sinopse: COMO FAZER UMA SINOPSE
Aqui um exemplo de uma boa sinopse:
Exemplo: “O Cão de Baskerville” – O detetive Sherlock Holmes e seu parceiro Doutor Watson são chamados para investigar a morte do milionário inglês Charles Baskerville, achado morto em um pântano perto do seu lar. O ataque cardíaco é a causa mais provável da morte, mas lendas contam que um cão sobrenatural assombra a região, matando gerações homens da família Baskerville. O detive precisa desvendar o mistério antes que o último herdeiro seja morto.
4. Justificativa – A Justificativa talvez seja o ponto principal do Book Proposal. Você deve explicar pra editora porque ela deverá investir dinheiro na impressão e distribuição do seu livro em meio a mais de 60 lançamentos de obras diárias. Você deve necessariamente passar por três pontos básicos:
a) Qual o nicho de público da obra
b) Qual o diferencial para gerar um potencial de engajamento da obra
c) A trajetória da obra pré-impressão
Exemplo 1 “Vida Breve” é um romance voltado pra mulheres adolescentes entre 14- 17 anos que trata, essencialmente, da questão da descoberta da sexualidade. Esse público foi responsável pela compra de mais de 10 mil livros no ano passado (dados da Publishnews) e na lista dos mais lidos (Folha de São Paulo) há pelo menos 4 livros voltados pra esse público. O diferencial da obra é que retrata uma história com grande apelo feminista, o que eu não se vê em muitos desses livros. Justamente por isso, essa questão pode levar ao engajamento de um público muito forte nas redes sociais. A obra já foi lida por mais de 50 mil pessoas na plataformawattpad; na Amazon teve mais de 30 avaliações positivas.
5. Recomendações – São pessoas importantes que leram e aprovaram o livro. Essas recomendações poderão entrar na contracapa ou no interior do livro. Procure autores. editores, críticos literários e jornalistas. Geralmente são uma ou duas frases.
Exemplo:
“Li Fogo Azul em duas semana e posso dizer que é um dos melhores livros para adolescentes publicados neste momento – Talita Rebouças
“É uma obra muito interessante. O leitor irá se divertir demais” – Roberto Tadeu, crítico do Omelete
6. Dados do livro e do autor – Aqui você vai passar os dados da obra e do autor:
Número de paginas:
Número de capítulos:
Principais personagens:
Número de caracteres (com e sem espaço):
Número de palavras:
Personagens principais:
Gênero do livro: “Livro de fantasia”, “Terror” “Literatura Urbana” etc
Público-alvo e faixa etária:
Nome completo do autor:
Data de nascimento:
Endereço:
E-mail:
Telefone:
A mais rentável profissão do mercado editorial na atualidade Por Ângelo Cláudio Quem poderia imaginar…
Julia Ferreira fala sobre o sucesso da Bienal e o crescimento da leitura entre os…
Gabriel Mendes entrevista a agente literária Alessandra Ruiz, que fala sobre o papel essencial de…
Rafaella Machado, editora executiva da Record, deu uma entrevista para Gabriel Mendes durante a Bienal.…
Luiza Peixoto conversou com a escritora Natalie Gerhardt, tradutora há mais de 25 anos e…
Gabriel Mendes entrevista o editor Felipe Brandão da Planeta do Brasil, na Bienal deste ano.…