Por Ana Dantas
O primeiro capítulo, muitas vezes, determina se um leitor continua ou abandona a leitura. Grandes autores e professores de escrita reconhecem a centralidade desse aspecto e, neste artigo, criamos um checklist para que você encontre esses elementos fundamentais de todo primeiro capítulo:
1- O Gancho da Primeira Frase
A famosa escritora Jane Austen uma vez escreveu: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Esta primeira frase de “Orgulho e Preconceito” não é apenas memorável, mas também convida o leitor a se aprofundar na história. Como o consagrado professor de escrita, Leonard Bishop, colocou, “A primeira frase de um livro é um compromisso com o leitor”. Ela deve prometer algo que o restante do livro irá cumprir.
2- Apresentação do Conflito
Conflito é o coração de qualquer narrativa. E a apresentação efetiva de um conflito logo no início cria uma âncora emocional, puxando o leitor para dentro da história. George Orwell, em “1984”, estabelece um conflito imediatamente com: “Era um dia claro e frio de abril, e os relógios davam treze horas.” O que significa um relógio marcando treze horas? A curiosidade instigada é um instrumento poderoso.
O professor John Dufresne, autor de “The Lie That Tells a Truth”, explica que “O conflito é o motor da narrativa… é o que faz o leitor virar a página”. E se esse motor começar a funcionar no primeiro capítulo, a jornada do leitor torna-se mais engajada e investida.
3- A Importância do Cliffhanger
Cliffhangers, aqueles finais de capítulo que deixam o leitor ansioso pela próxima página, são ferramentas poderosas. E no primeiro capítulo, eles são ainda mais cruciais. Um bom cliffhanger inicial cria um impulso que pode impulsionar o leitor através de várias páginas subsequentes.
Stephen King, um mestre do suspense e do horror, frequentemente emprega cliffhangers habilmente, garantindo que o leitor seja fisgado desde o início. Ele afirmou: “Quando você escreve uma história, você está contando a si mesmo a história. Quando você a reescreve, seu principal trabalho é tirar tudo que não seja a história.”
O primeiro capítulo é onde esse processo de “tirar tudo que não seja a história” se mostra mais vital. Deve ser limpo, preciso e, acima de tudo, envolvente.
4- Estabelecimento do Cenário (World-building)
O primeiro capítulo é muitas vezes a introdução do leitor ao mundo em que a história se desenrola. Especialmente em gêneros como fantasia e ficção científica, a construção do mundo é crucial. J.R.R. Tolkien, no “Senhor dos Anéis”, por exemplo, apresenta o pacífico Condado antes de mergulhar nas profundezas da Terra Média. O cenário estabelece não apenas o local físico, mas também o tom, o clima e as regras culturais ou mágicas que podem ser pertinentes à narrativa.
5- Introdução de Personagens Principais
O primeiro capítulo muitas vezes serve para introduzir pelo menos um dos personagens principais, oferecendo ao leitor uma visão de suas motivações, desejos, temores e personalidade. Harper Lee, em “To Kill a Mockingbird”, introduz Scout, Jem e Atticus de maneira tão eficaz que o leitor sente uma conexão imediata com eles. O desenvolvimento inicial do personagem é vital porque, como Lisa Cron sugere em “Wired for Story”, “somos condicionalmente programados para nos preocupar com o destino dos outros”.
6- Estabelecimento de Voz e Estilo Narrativo
O primeiro capítulo também estabelece a voz e o estilo narrativo do livro, o que pode ser tão distintivo quanto qualquer personagem ou enredo. Seja a prosa poética de Gabriel García Márquez em “Cem Anos de Solidão” ou a narrativa afiada e direta de Ernest Hemingway em “O Velho e o Mar”, a voz e o estilo informam ao leitor sobre o tipo de jornada literária que eles estão prestes a embarcar. O escritor e professor Sol Stein em “Stein on Writing” diz que “a voz narrativa é a voz do autor expressando-se através das palavras dos narradores”. Assim, essa voz deve ser clara, distintiva e atraente desde o primeiro capítulo.
Cada um desses elementos, quando habilmente tecido no tecido do primeiro capítulo, pode transformar um começo promissor em um início irresistível. A combinação certa de cenário, personagens e voz cria uma promessa implícita ao leitor de que a história que se desenrola será digna de seu tempo e emoção.