MERCADO

Eles criaram um império com livros de autoajuda

Eles criaram um império com livros de autoajuda

Por Cristina Almeida

Existe um mito no Brasil que livros não vendem muito. Talvez isso faça sentido para livros de poesia e romances, mas não para os livros de autoajuda. O brasileiro ama ler esse tipo de conteúdo.

Se o brasileiro realmente não lesse, será que conglomerados estrangeiros como a Leya, HarperCollins, Planeta abririam filiais no Brasil?

Apesar da crise, os números mostram que foram movimentos no país 5 bilhões de reais em livros (PESQUISA SNEL).

Justamente por isso, vemos autores que faturam MILHÕES vendendo livros no país.

O nome mais conhecido é do psiquiatra Augusto Cury que vendeu em três décadas de carreira cerca de 30 milhões de livros. Como as editoras geralmente pagam 10% do preço de capa (e seus livros giram em torno de 30 reais), temos o incrível número de 90 MILHÕES DE REAIS EM DIREITOS AUTORAIS.

Roberto Shinyashiki outro médico escritor, vendeu cerca de 7,5 milhões de livros em 20 anos de carreira. Livros como “O sucesso é ser feliz”, “Amar pode dar certo”, “Você, a alma do negócio” estão nas estantes da maioria dos lares brasileiros.

Já o escritor Paulo Vieira, outro especialista em autoajuda, em 4 anos, vendeu aproximadamente 1 milhão de livros, o que geraria em torno de R$ 4 milhões de reais.

LIVROS DE AUTOAJUDA: NEGÓCIOS

Uma linha que vem se destacado é de AUTOAJUDA DE NEGÓCIOS. Esse filão despertou o interesse de muitos escritores.

Caio Carneiro é um exemplo de autor desse nicho. Ele vendeu 600 mil cópias, em 3 anos, do seu bestseller “Seja Foda”. Isso dá em torno de 2,4 milhões de reais em direitos autorais.

Conhecido como “Primo Rico”, Thiago Nigro arrebatou leitores com seu livro “Do mil ao milhão – sem cortar o cafezinho”. Foram mais de 400 mil livros em apenas um ano do lançamento.

Já Nathalia Arcuri, em pouco mais de um ano, vendeu 300 mil cópias do seu livro: “Me poupe!”. Em direitos autorais isso geraria em torno de 1,2 milhões de reais.

Além do dinheiro recebido com direitos autorais, todos eles são unânimes em dizer que os livros foram muito importantes na venda de outros produtos como palestras, cursos e assinaturas.

Possivelmente, investir na sua carreira de escritor de autoajuda, seja mais interessante do que você pensa!

Similar Posts